Exposição estabelece diálogo da literatura com as artes visuais
Da Assessoria
Para Além das Palavras, exposição da escritora Karen Debértolis, traz duas instalações em colaboração com artistas visuais londrinenses
A exposição Para Além das Palavras, em cartaz no Sesc Cadeião/Museu do Café (Rua Sergipe, 52) até o dia 9/03/2025, sempre de terça a sexta-feira das 9h às 21h e aos sábados e domingos das 9h às 18h, reúne duas instalações que foram produzidas a partir de poemas da escritora paranaense Karen Debértolis. Além de reunir os trabalhos que fazem uma conexão entre a literatura e as artes visuais, a exposição marca o início das comemorações da trajetória de 30 anos de literatura que a escritora irá comemorar no ano que vem.
As instalações ocupam duas salas no piso térreo do Museu do Café. A primeira, intitulada Ignorância, é um trabalho da fotógrafa e terapeuta holística Maíra Bette Motta, tendo como referência o poema homônimo de Karen Debértolis. Através de diversos elementos e técnicas, a fotógrafa faz emergir a subjetividade contida nas palavras da poeta trabalhando ao mesmo tempo com a dor, o humor e o lúdico, instigando o público a interagir com a obra por meio de carimbos com partes do poema para carimbar em uma folha e levar consigo.
A segunda instalação, que foi concebida e criada pela própria escritora, na sala imersiva do Museu do Café, trata-se do audiopoema Amazônia, de Karen Debértolis, que dialoga com vídeo da artista visual Fernanda Magalhães. É Debértolis que faz a respiração e a voz do audiopoema que teve captação e produção de áudio de Sara Delallo. A edição das imagens de vídeo produzidas por Fernanda Magalhães foi feita por Luciano Pascoal.
O título Amazônia traduz a força da palavra que, segundo a escritora, “não mais refere-se apenas a um lugar, mas a uma ideia de preservação, resistência e consciência ambiental”. No texto que descreve o trabalho e integra a exposição, Debértolis afirma que “a instalação Amazônia é uma súplica por todas as florestas, matas, bosques, reservas naturais, maciços de árvores que respiram pelo mundo”.
Instalação “Ignorância”
(2010-2024)
Maíra Bette Motta
(impressão fotográfica sobre confete, serpentinas carimbadas, carimbos, caixa de fósforo carimbada)
Poema Ignorância (Karen Debértolis)
Instalação “Amazônia”
(2020-2024)
Concepção e criação: Karen Debértolis
Audiopoema: Karen Debértolis
Respiração e voz: Karen Debértolis
Captação e produção de áudio: Sara Delallo
Imagens do vídeo: Fernanda Magalhães
Edição de vídeo: Luciano Pascoal