Festival Kinoarte de Cinema volta ao Ouro Verde e amplia programação

Começa hoje a 19ª edição do Festival Kinoarte de Cinema, o mais tradicional festival de filmes do Estado do Paraná. A principal novidade deste ano é a extensão do Festival, que dessa vez durará duas semanas completas. A primeira semana será dedicada à exibição de mais de sessenta filmes, entre longas e curtas metragens nacionais e estrangeiros. As projeções ocorrem no recém-reinaugurado Cine Teatro Ouro Verde. Os filmes incluem desde os mais recentes destaques dos principais festivais de cinema do Brasil (como os de Brasília e Gramado) e de fora dele (Cannes, Berlim e Veneza) até filmes produzidos em Londrina e na região.

Quatro sessões diárias trazem ficções e documentários que se debruçam sobre uma série de questões que ultimamente têm levantado calorosos debates e transformam o Festival de Londrina em um espaço para distração e, também, para profundas reflexões sobre nosso país e sobre a arte cinematográfica produzida nele.

A programação completa pode ser acessada no site do Festival (kinoarte.org). Os ingressos custam R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada). Já as sessões competitivas de curtas metragens, que se realizam no fim de semana (dias 18 e 19), têm entrada franca.

Oficinas, palestras e reuniões

A segunda semana da programação – que vai de 18 a 25 de novembro – abrigará a maior parte das atividades formativas do Festival. Uma série de eventos começa no sábado (18), com a palestra de Barbara Sturm, da Elo Company, sobre planejamento estratégico para o cinema. Um dos principais destaques desta parcela da programação é a palestra sobre o mercado de games com Thiago Freitas, da Abragames, que ocorre na segunda-feira, dia 20.

Os dias seguintes são dedicados a um Meet Up Audiovisual de Londrina (terça, 21) e uma palestra com Eduardo Gaspar, da Endemol, produtora holandesa responsável pelo formato de diversos realitys shows, na quarta (22). Ambos os eventos serão realizados no Sebrae, que abrigará ainda uma palestra sobre direitos autorais, com Lilian Stanke, na quinta-feira (23). A semana termina com uma das principais atividades formativas do Festival: a oficina de roteiro com o cineasta Carlos Daniel Reichel, que ocorrerá nos dias 24 e 25. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do email [email protected]

Kinocidadão

Outra atividade já tradicional do Festival de Cinema de Londrina que se expande nesse ano é a sessão Kinocidadão. Buscando formar público para o cinema do futuro, crianças de escolas públicas da cidade e da região serão levadas até o Cine Com-Tour/UEL pra que possam assistir a um filme nas condições ideais. Nessa edição, o projeto vai atender cerca de duas mil crianças.

O Festival Kinoarte de Cinema é uma realização da Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina) com produção da Produtora LesteBR e patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina via Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). A 19ª Edição do Festival conta com o apoio da Casa de Cultura e da Universidade Estadual de Londrina, da Viação Garcia e Brasil Sul, Supermercados Viscardi, Refriko, ACIL e promoção da RPC e do programa Trem das Onze, da rádio da UEL.

Deixe uma resposta