Justiça absolve Lula e outros réus da acusação de corrupção na Operação Zelotes

foto Fernando Bizerra Jr

do Antagonista

Ex-presidente era acusado de aceitar propina de R$ 6 milhões para favorecer montadoras em medida provisória; Ministério Público concluiu que não havia provas de repasse do dinheiro.
O juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana, de Brasília, absolveu Lula, Gilberto Carvalho e outros cinco réus por corrupção no âmbito da Operação Zelotes.

O ex-presidente e o ex-ministro foram acusados de aceitar R$ 6 milhões de lobistas e empresários em 2009 para editar medida provisória com benefícios tributários para montadoras.

Segundo o Ministério Público Federal, a propina foi negociada por Carvalho e seria destinada ao PT. Ao final do processo, porém, o órgão concluiu que não havia provas do repasse do dinheiro.

“Muito embora existam elementos que demonstrem a atuação por parte da empresa de MAURO MARCONDES – MARCONDES E MAUTONI – no que se refere à prorrogação de benefícios fiscais às empresas CAOA e MMC, não há evidências apropriadas e nem sequer minimamente aptas a demonstrar a existência de ajuste ilícito entre os réus para fins de repasse de valores em favor de LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA ou de GILBERTO CARVALHO”, escreveu o juiz na sentença.

Respondiam a ação pelo crime de corrupção ativa Mauro Marcondes, José Ricardo da Silva, Alexandre Paes dos Santos, Paulo Arantes Ferraz (Mitsubishi) e Carlos Alberto de Oliveira Andrade (Caoa).

Leia aqui a íntegra da sentença.

One thought on “Justiça absolve Lula e outros réus da acusação de corrupção na Operação Zelotes

  • 22/06/2021, 13:18 em 13:18
    Permalink

    Durante muitos anos, Lula será citado como exemplo, nos cursos de direito, de lawfare. Foram dois anos de massacre por causa dessa operação fajuta mas chamada pomposamente de Operação Zelotes. É claro que o Zelotes, personagem bíblica, entrou para reforçar o lado muito cristão dos operadores antipetistas nessa operação. Agora, em notícias pífias, a justiça vem dizer que não havia provas contra o Lula. Operação que jogou fora muito dinheiro do contribuinte. A próxima ação a ser jogada na lata de lixo será aquela baseada na compra dos aviões Gripen. E é justo lembrar que o londrinense Gilberto Carvalho também foi absolvido nessa ação, mas os moralistas sem moral da cidade fazem de conta desconhecer o fato.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: