Manifestantes protestam contra a presença de Lula no parlamento de Portugal

Por Rogério Cirino/BSB

A data escolhida para a recepção do chefe do Executivo brasileiro, o feriado de 25 de Abril, causou controvérsia no país europeu. O esquema de segurança da região foi reforçado e foram instaladas grades de proteção para coibir confrontos. O efetivo de policiais atuando na região não foi divulgado.

A manifestação contrária a Lula foi convocada pelo partido de direita radical português Chega. Os manifestantes entoam frases como “não vai ter picanha” e “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” e mostram cartazes e bandeiras. O Poder360 estima algumas centenas de pessoas presentes no ato –público semelhante ao de manifestação favorável ao presidente.

Uma das controvérsias envolvendo o discurso de Lula no parlamento é relacionada à data escolhida. Outra, diz respeito às declarações de Lula sobre a guerra na Ucrânia. O chefe do Executivo disse em 15 de abril ser “preciso que os EUA parem de incentivar a guerra” e “que a União Europeia comece a falar em paz”. Também chegou a falar que o conflito entre Rússia e Ucrânia é culpa dos dois países. Desde que chegou a Portugal, porém, Lula mudou o tom. No sábado (22.abr), assinou uma declaração conjunta com o primeiro-ministro português, António Costa, repudiando “a violação da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia”.

O convite para falar no parlamento foi feito em 23 de fevereiro pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, em visita a Brasília. A princípio, o chanceler português anunciou que Lula discursaria durante a sessão solene em homenagem à Revolução dos Cravos, que marca o fim da ditadura em Portugal. Parlamentares portugueses, no entanto, afirmaram que o Poder Executivo estava desrespeitando a autonomia do Legislativo ao decidir quem fala na Assembleia. Para resolver a questão, foi criada uma sessão especial para o presidente brasileiro antes da solenidade do 25 de Abril. O discurso de Lula foi marcado para às 10h de Lisboa (6h em Brasília) e a sessão solene foi mantida às 11h30 no horário local (7h30 em Brasília).

Lula poderia participar das comemorações da democracia como ouvinte, mas optou por deixar o parlamento depois de seu discurso. Ele seguirá para Madri, na Espanha, onde cumpre dois dias de compromissos. Desde fevereiro, o líder do partido de direita Chega, André Ventura, vem dizendo que Lula “não vai ter vida facilitada” durante a visita ao país.

Compartilhe
Leia Também
Comente

Um comentário

  1. Genildo

    Sejamos sinceros, cada discurso era um show de contradição ao que havia sido dito 24 horas antes. Vergonhoso.
    Só uma duvida: foi eleito para administrar o Brasil ou para fazer turismo com o Coringa?
    Não consegue administrar o Brasil e se acha capaz de acabar com uma guerra?
    Tem jeito de levar a sério?

  2. Genildo

    Os resultados catastróficos das falas do cachaceiro já começam a aparecer e é só o começo hein, já já veremos as reações dos EUA e da UE. É o Dilmo dando bom dia pra cavalo.

    As declarações do presidente Lula sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia ameaçam comprometer o projeto da estatal ucraniana Antonov de iniciar a produção de aviões no Brasil. As negociações para o início do projeto preveem investimento de US$50 bilhões e geração de 10 mil empregos diretos e indiretos.
    Representantes da empresa manifestaram interesse em instalar a fábrica, que produz aviões, em solo brasileiro por considerar o país neutro. Mas as negociações foram suspensas após falas de Lula, consideradas desastrosas pela diplomacia internacional. O petista chegou a dizer que a “decisão da guerra foi tomada por dois países”, fala que foi repudiada pela comunidade internacional.
    A estatal ucraniana previa a construção de uma fábrica em dois estados, Paraná e São Paulo. O projeto incluía a construção de uma planta industrial de 70 mil metros quadrados, transferência de tecnologia e uma pista de testes de ao menos 2.400 x 50 metros em um cronograma estimado em cinco anos.

    https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/xwk-brasil/ucrania-suspende-negociacoes-para-projeto-de-us50-bilhoes-no-brasil

  3. Narizinho do Bernardo

    A coisa para o MOLUSCO tá feio até em Portugal.
    O MITO era só aplausos dentro e fora.
    Que feio LULA e Cia.
    Com a palavra os Molusquinhos????
    Ou vão se calar?

    1. Glaucia

      Mentiroso. O genocida não era bem-vindo em países democráticos, a não ser em países com governos ditatoriais.
      Criticar tudo bem, querer mascarar o que realmente era o governo do genocida é ridículo.

      1. Genildo

        Por favor vai…….passar pano para corrupto cachaceiro é complicado e acaba com a credibilidade moral de qualquer uma hein!
        Só faltou dizer que o Bozo defendia Maduro, que era amigo de Ortega, idolatrava o regime chinês……..

  4. Glaucia

    Lula errou. Tratou de corrigir. Ótimo.
    Cabe ao Ministério das Relações Exteriores, à diplomacia brasileira zelar pela fala do Presidente da República. É inadequado espontaneismo para um homem público.

    Importante observar que, governantes e parlamentares brasileiros costumam falar asneira, ofensa, até brigam, mandam VTNC um ao outro, em pleno exercício do mandato. Tem parlamentar que saiu com arma em punho em direção a um homem negro. Lembrei: foi Carla Zambelli.

    Bolsonaro é o campeão em falas grosseiras, ofensivas, misóginas homofóbicas.

    Agora, não existe santo nessa história, nem Putin, nem Zelenski. Cada um com seus interesses.
    Quem é o maior fabricante de armas do mundo?
    EUA. A guerra é capitalista.
    A mídia foca só na guerra Ucrânia x Rússia, mas existem outros conflitos bélicos pelo Planeta que merecem atenção, porque civis estão sofrendo, morrendo. São as grandes vítimas.
    A família do Putin está protegida.
    A família do Zelenski está protegida.

    1. Genildo

      A guerra é capitalista mas foi um pais comunista que invadiu um país onde o presidente foi eleito democraticamente, certo? SIM
      Bolsonaro foi campeão em falar grosserias? SIM.
      Dilma foi campeão em falar asneiras? SIM.
      Lula é campeão em falar mentiras? SIM
      Lula errou e tratou de corrigir? Mentira, falou deliberadamente a mentira que na ocasião melhor atendia aos interesses dele, como se estivesse em uma eleição, e não aos interesses da nação e só passou vergonha e prejudicou a imagem do Brasil.
      Lula foi eleito por seus eleitores para gerir o Brasil e não para resolver problemas de outras nações, se o quiser fazer que o faça com recursos próprios e em momento que não mais tiver obrigações com a nação podendo inclusive ele mesmo bancar a comitiva de 200 puxa-sacos para lhe aplaudir a cada asneira dita.

  5. Beijos no Ombro

    Glaucia, argumentos frágeis. O Lula só faz Brasil passar vergonha lá gora. Recordo aquele episódio onde aparece com a calça molhada na abertura da Copa da África.
    Aliás, países democráticos visitados por ele? China é o berço da democracia né. Rsrsrs
    Precisa aprender dobre relações internacionais.

    1. Campos

      O comércio do Brasil com a China, intensificado a partir da visita de Lula a esse país, só é a continuidade de um comércio que começou com o general Geisel. Aliás, o general Geisel teve que meter um cala-boca formidável nos generais que o criticaram exatamente por ele dar início ao comércio com um país comunista. E viva a China!
      E aí, beijinho no…, você acha que entende de relações internacionais se não sabe nem digitar a palavra “sobre”? A dona Glaucia deu de 10 a 0 em você.

  6. Mateus Oliveira

    Lula cumpriu sua agenda em Portugal e foi para a Espanha conforme estava previsto. Um grupelho de neofascistas Eles existem também em Portugal e em outros países europeus. Aliás, na Alemanha, existem até neonazistas que, provavelmente, vão tentar encher o saco do Lula se ele for visitar a Alemanha. Provavelmente a neta de Hitler que foi recebida efusivamente pelo presidente genocida do Brasil. Um grupelho da extrema-direita portuguesa realmente foi protestar contra Lula (Ufa! Ainda bem. Seria péssimo se fossem apoiar Lula.) mas a polícia portuguesa deixou-os em seu devido lugar.

  7. Genildo

    Quá! Quá! Quá! Quá! Quá! Quá!
    Uma coisa é certa nesse trem da alegria do Janjo, nessa viagem as custas do erário ele levou 200 autênticos comedores de picanha e deixou para trás os comedores de abóbora pra passar o pano pra ele……. Quá! Quá! Quá! Quá! Quá! Quá!

  8. Nilda

    número de manifestante irrisória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios