Natural de Londrina, novo Procurador-Geral Federal toma posse em Brasília

O novo Procurador-Geral Federal, Miguel Cabrera Kauam, tomou posse nesta quarta-feira, dia 10, em cerimônia realizada em Brasília. Kauam substitui Ávio Kalatzis de Britto.

Em cerimônia sediada na Advocacia-Geral da União (AGU) — da qual a Procuradoria-Geral Federal faz parte — e transmitida pela internet para os membros da instituição, o Advogado-Geral Bruno Bianco agradeceu a Ávio Kalatzis pela ótima gestão, lembrando que hoje a PGF tem o respeito de ministros do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, das demais carreiras da AGU.

O novo chefe da PGF começou como estagiário antes de ser admitido para a carreira de Procurador Federal, em Londrina (PR), sua cidade-natal. Segundo Miguel Cabrera Kauam em seu discurso de posse, as missões à frente do órgão incluem a continuidade dos projetos já em andamento, como é o caso da desterritorialização.

“A pandemia acelerou essa discussão, por questões até de imposição física. E com certeza continuaremos nos aprimorando”, disse, acrescentando que o objetivo é que, nas situações em que a tecnologia permitir, algumas questões sejam regionalizadas visando “cada vez mais padronização e aumento na qualidade na prestação do serviço”.

A nomeação de Miguel Cabrera Kauam foi publicada na última quarta-feira no Diário Oficial da União. Ele ingressou na carreira em 2007, lotado na Procuradoria-Seccional Federal de Londrina. Foi procurador-chefe da unidade, da Procuradoria Federal do Paraná, tendo atuado também na Procuradoria Federal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Miguel Cabrera também já foi coordenador-geral de Cobrança e Recuperação de Créditos da PGF, diretor de programa na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho entre 2019 e 2020, quando a secretaria era vinculada ao Ministério da Economia, além de assessor do secretário executivo do Ministério do Trabalho e Previdência.

Deixe uma resposta