Desde 2008

Editor:
Cláudio Osti

Projeto de lei visa incluir manifestações religiosas na Lei Rouanet

4 comentários

Uma proposta de alteração na Lei Rouanet, apresentada pelo projeto de lei 4.133/24, visa incluir manifestações artísticas relacionadas à religiosidade entre os projetos financiáveis pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, o texto é de autoria da deputada Missionária Michele Collins (PP-PE), atualmente na suplência.

Projeto de lei visa incluir manifestações religiosas na Lei RouanetA deputada justifica a proposição argumentando que “a religião é um fenômeno cultural que, inclusive, influencia outras culturas. De maneira que podemos afirmar que os aspectos relacionados à cultura devem ser considerados na religião”. Ela ainda exemplifica: “eventos religiosos populares no Brasil, como a Paixão de Cristo, são manifestações culturais.”

Embora o Pronac já apoie atividades culturais e artísticas não explicitamente previstas na lei, desde que consideradas relevantes pelo ministro da Cultura, a legislação não menciona expressamente as manifestações religiosas.

O projeto seguirá para análise das comissões de Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

*Com Congresso em Foco

Tópicos:
Compartilhe:

Veja também

4 comentários

  • Crentes transformam templos em comitês eleitorais, controlam partidos e seus fundos, não querem pagar impostos mas estão de olho em verbas da Lei Rouanet. E ainda querem multar quem não respeita religião. Aí já é sacanagem! Quá! Quá! Quá!

  • Há Lagoas

    Lá se vai nosso rico dinheirinho, cobrado dos impostos e taxas abusivas, sendo agora empregado “culturalmente” nas religiões… É a farra da picaretagem! Acredito que o homem é um ser religioso, mas o Estado é laico, e para o nosso bem – e do nosso bolso – deve continuar assim! As religiões que se mantenham a custa de seus fieis seguidores! Espero que essa aberração de projeto não consiga ser aprovado!

  • Pagar imposto a igreja não quer, mas benefícios públicos através da Lei Rouanet serão bem-vindos, né? Esse projeto de lei, caso seja aprovado, vai cair como uma luva nos interesses bastante mundanos dos empresários crentes. Empresários poderão financiar farras, digo, festas religiosas promovidas pelas suas seitas e ainda abater do imposto de renda. Isso é mamão com açúcar, digo, bênção divina.

Deixe o seu comentário