O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, na manhã deste sábado (16), em Havana, o modelo de negócios das grandes empresas multinacionais de tecnologia. A declaração foi dada durante Cúpula do G77 + China, na capital cubana.
“As grandes multinacionais do setor de tecnologia possuem modelos de negócios que acentuam a concentração de riquezas, desrespeitam as leis trabalhistas e, muitas vezes, alimentam violações de direitos humanos e fomentam o extremismo”, afirmou o presidente brasileiro, que chegou a Cuba na noite de sexta-feira (15).
Este ano, sob a presidência de Cuba, o encontro do G77 + China discute o tema Desafios Atuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação. O grupo, criado em 1964 com 77 países-membros, foi ampliado e atualmente é composto por 134 nações em desenvolvimento do Sul global pertencentes à Ásia, África e América Latina. A união do bloco com a China ocorreu nos anos 1990.
Lula abriu o discurso condenando o isolamento imposto a Cuba por outras nações. “Rechaçamos a inclusão de Cuba na lista de Estados patrocinadores do terrorismo”, disse o presidente.
No discurso, Lula também defendeu o pacto global digital da Organização das Nações Unidas (ONU) e voltou a cobrar financiamento climático todos países em desenvolvimento.
Ainda em Havana, Lula cumprirá agenda de trabalho com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel. Esta é a primeira viagem oficial de um mandatário brasileiro ao país caribenho em nove anos. A última foi em 2014, quando a ex-presidente Dilma Rousseff esteve na capital cubana.
De Havana, o presidente seguirá para Nova York, nos Estados Unidos, onde fará o primeiro discurso do debate geral de chefes de Estado da 78ª Assembleia Geral da ONU, na próxima terça-feira (19).
Será a oitava vez que o presidente Lula abrirá o debate geral dos chefes de Estado. Nos oito anos em que governou o Brasil, em seus dois primeiros mandatos, ele deixou de comparecer apenas em 2010.
O chefe do governo brasileiro também participará do lançamento de uma iniciativa global para promoção do trabalho decente, juntamente com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Estão previstas ainda outras reuniões bilaterais, multilaterais e ministeriais entre os países participantes e diversos organismos internacionais à margem da assembleia.
Lula viajará aos Estados Unidos acompanhado de ministros que deverão participar de diversas reuniões temáticas nas áreas de direitos humanos, saúde e desarmamento.
O Janjo, em solo cubano, criticando empresas capitalistas que “alimentam violações de direitos humanos” é um escarnio. Já decrépito, é incapaz de se transportar a modernidade dos anos 2020, prefere viver sob o mesmo discurso da década de 1980. Prefere agir como um rock star em turnê viajando pelo mundo a visitar seu povo vitima de tragédia humanitária. E cada viagem é um vexame internacional: agradece a escravidão, defende ditaduras e ditadores, finge cobrar países que devem dinheiro a nação brasileira que fingem querer pagar, age como um cafetão mendigando dinheiro em troca do uso da Amazônia, é desprezado por líderes democráticos, desdenha de acordos internacionais que ele mesmo assinou e se tornou signatário, é flagrado por câmeras fazendo o que de melhor sabe fazer, roubando canetas, canetas, lápis como justificou a Esbanja. Que vergonha, que vergonha ao povo brasileiro, mas já sabíamos bem o que esperar desse ser. Quem prefere voar com pardais nunca alcançará as alturas das águias.
Lembram-se da matéria vinculada em plena campanha eleitoral em 2021 em que brasileiros catavam comida no lixo?
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/10/18/moradores-coletam-comida-em-caminhao-de-lixo-em-fortaleza.ghtml
Pois bem, 10 meses depois de assumir o governo nada mudou.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/06/24/familias-coletam-restos-de-comida-de-caminhao-de-lixo-em-fortaleza-para-ter-o-que-comer.ghtml
É preciso considerar que não se revolve problemas estruturais de uma hora para outra mas estamos falando de um governo, de gente que há mais de 40 prega o fim da fome mas demonstra não ter a mínima intenção de acabar com ela. Só é preciso saber quem vai dizer a esse povo para rezarem para que não acabe o lixo dos ricos.
Dá pra resumir o discurso inteiro do Cachaça na frustração dele em não poder controlar os aplicativos e redes sociais e não conseguir taxar eles como quer.
A análise que Lula faz sobre as grandes empresas de tecnologia chega a ser óbvia de tão verdadeira que é. É claro que os neofascistas e apoiadores de ditadores e de torturadores não concordam que Lula defenda restrições no uso das redes sociais para impedir o fomento do extremismo nazifascista e a propagação do ódio. Querem liberdade para destruir estados democráticos e avanços nas políticas dos direitos humanos.
Comunopetistas querem o controle da mídia tal qual ocorre em todas as ditaduras apoiadas pelo PT: Cuba, Nicarágua, Rússia, China, Venezuela, Irã.
O PT não quer seus escândalos divulgados pela imprensa da forma que ocorreu no Mensalão, no Petrolhão e nas dezenas de outros escândalos de corrupção, tanto que na frente parlamentar mista de COMBATE A CORRUPÇÃO o PT não indicou um único participante das quase duzentas vagas disponíveis.
O resto é só balela como acabar com a fome, combater a miséria, salvar o meio ambiente…….
Coitadinho do amigão aí! Sempre com a conversinha mole de antipetista militante do rebanho pastoreado pelo ladrão milionário de joias milionárias do Estado brasileiro. Vá esperneando, é seu direito. “Os cães ladram, mas a caravana não para.” (Planet Hemp)
Quantos mesmo o PT indicou para a comissão mista parlamentar de combate a corrupção? ZERO
“Os cães ladram, mas a caravana não para.” (glorioso Planet Hemp)
quem sabe chorando pro Biden ele consegue mudar alguma coisa kkkk. Ou se adapta ao sistema ou sucumbe. O negócio do Lula e do PT é política sindical, ser oposição só pra dizer que é contra, quando esta no poder se lambuza. Mais esta bom, é o que o povo merece.