La corrupción en Itaipú

Editorial do ABC Color, um dos principais jornais do Paraguai, mostra que há uma preocupação imensa com a possibilidade do tesoureiro do PT, João Vacari, que foi por muito tempo conselheiro de Itaipu, tenha feito o mesmo na empresa binacional, com a participação de políticos paraguaios.

Veja o que diz o jornal:  (AQUI)

El destape de la colosal corrupción en el Brasil que envuelve a la petrolera estatal Petrobras y a la empresa de electricidad Eletrobrás desde la asunción al poder de Lula da Silva, catapultado por el Partido de los Trabajadores (PT), ha permitido saber que altos funcionarios gubernamentales brasileños hayan venido exigiendo “retornos” (vulgo, coimas) a los proveedores del Estado para financiar la campaña de dicho partido. Uno de los condenados a pena de cárcel en el caso de la empresa eléctrica citada es João Vaccari Netto, tesorero del PT, quien por once años fungió como miembro del Consejo de Administración de Itaipú. Él está condenado por haber recibido US$ 200 millones en concepto de sobornos. Dada su larga permanencia en Itaipú, el Tribunal de Cuentas de la Unión (TCU), del Brasil, anunció recientemente la fiscalización de las cuentas de la binacional. Existe la hipótesis de que durante su prolongada gestión en Itaipú haya lavado dinero de empresas que prestan servicios en la entidad, en cuyo caso miembros paraguayos del Consejo de Administración devendrían cómplices, por acción u omisión.

Um comentário em “La corrupción en Itaipú

  • 08/09/2015, 17:28 em 17:28
    Permalink

    O jornal ABC Color é o jornal O Globo do Paraguai. Como a Globo o ABC Color nasceu a serviço de uma ditadura, no caso da ditadura Stroesner. O dono desse jornal direitista e conservador (aliás, uma redundância) dirige a SIP, uma sociedade interamericana de jornais, incluído O Globo, com sede em Miami. Quem quer dar crédito a esse jornal paraguaio, que dê. Mas sabemos muito bem a quem e a que ele está a serviço. Ao povo latinoamericano é que não é…

    Resposta
  • 08/09/2015, 18:45 em 18:45
    Permalink

    O que o dono do ABC pensa não me comove.Itaipu e saqueado a muito tempó, e agora a coisa ficou terrivel, pois juntaram os ladrões do governo e dirigentes paraguaio…o que poderia acontecer….e ainda tem o paulo bernardo doido para fazer o saque final.

    Resposta
  • 08/09/2015, 19:10 em 19:10
    Permalink

    Qualquer cidadão que com o mínimo de informação sabe que a Itaipu não é e nunca foi foi investigada por nenhum órgão controlador. Se nas estatais fiscalizadas a Petralhada faz Mensalão e Petrolão, no caso da Itaipu, pode se imaginar o tamanho da corrupção.

    Resposta
  • 09/09/2015, 11:11 em 11:11
    Permalink

    O jornal paraguaio não apresenta uma denúncia, uma prova do que supõe. A única informação relevante é que o TCU está fiscalizando as contas de Itaipu. Normal. Aliás, o jornal paraguaio esconde a investigação a que estão sendo submetidos membros do próprio TCU. O presidente do PT certamente procurava obter doações (quando são para o PT são sempre tratadas como propinas) das empresas que prestam serviços para órgãos governamentais. Obviamente que o Vaccari não iria pedir doação pra Furnas ou para as empresas que vendem seus serviços para o metrô de São Paulo. Neste caso, as doações (aí são doações, não propinas) sempre foram para o PSDB e seus aliados. Mais que país da corrupção, o Brasil está virando o país da hipocrisia. O jornalzinho paraguaio segue também nessa linha.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: