Programa “Banco de Alimentos Comida Boa “ deve ganhar versão nacional
Um acordo entre governo federal e o Paraná, pode levar o programa Comida Boa para todo o país. O termo de cooperação entre as partes foi assinado hoje pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
O ministro visitou o Ceasa Paraná em Curitiba e falou em apoiar a criação de uma rede nacional de bancos de alimentos. O termo foi assinado pelo governador em exercício Darci Piana e prevê também ações educativas entre as Ceasas dos estados e melhorias no processo de captação e distribuição de alimentos para pessoas em vulnerabilidade social e em segurança alimentar e nutricional.
O Comida Boa
O programa Banco de Alimentos Comida Boa é uma parceria entre governo estadual, produtores e permissionários da Ceasa. Eles doam alimentos que não são comercializados, mas que estão em boa condição de consumo. Parte dos alimentos é processada e vira sopas, sucos e caldos, o que alonga a validade de consumo destes produtos, que então são distribuídos para entidades assistenciais. O trabalho de processamento destes alimentos é feito por pessoas privadas de liberdade em um projeto de ressocialização.
O Banco de Alimentos funciona nas cinco unidades do Estado – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. Ele beneficia mensalmente, cerca de 130 mil pessoas, por meio de 301 entidades cadastradas que recebem e distribuem os alimentos a instituições assistenciais, hospitais, orfanatos e escolas.
Presenças
Também participaram do evento de assinatura do termo o secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; o secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda; secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Lilian Rahal; os deputados federais Elton Welter e Geraldo Mendes; os deputados estaduais Pedro Paulo Bazana e Ana Júlia; e o presidente do Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Paraná, Paulo Salesbran.
Com informações da Agência Estadual de Notícias PR