Todos contra a dengue

Do Núcleo de Comunicação Londrina

A Prefeitura de Londrina vai realizar a partir da próxima segunda-feira (21), das 8h às 14h, um mutirão de combate à dengue em todas as regiões da cidade. A ação, que seguirá até o dia 2 de outubro, envolverá todas as secretarias municipais e diversas entidades parceiras.
O objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.
“As pessoas precisam entender que as altas temperaturas e o período de chuvas está se aproximando, o que ajuda muito a larva do mosquito se proliferar, por isso a Prefeitura organizou o mutirão com todas as secretarias, mas a população precisa participar e ter consciência de que a prevenção é o melhor remédio contra a dengue”, disse a gerente de Vigilância Ambiental, Diana Martins.
Todas as regiões da cidade receberão os 220 agentes municipais de endemias, que vão inspecionar 39 mil imóveis de 48 localidades. Serão utilizados 15 caminhões das Secretarias Municipais de Obras e Pavimentação, Ambiente, Agricultura, e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), para o transporte de materiais de descarte da linha branca (geladeiras, fogões e máquinas de lavar), pneus, garrafas pets, latas e galões de tinta, entre outros. O Rotary Club, parceiro da ação, emprestará uma carreta e a Sercomtel emprestará uma caminhonete e uma F4000.

As demais secretarias trabalharão com ações educativas como entrega de panfletos, divulgação de vídeos em salas de espera e conversas com a população. As equipes de Endemias dispersarão inseticida, de acordo com a avaliação técnica dos agentes, e farão a limpeza dos fundos de vale, além da vistoria nos imóveis.

A população deve prestar atenção ao carro de som, que anunciará o dia e o horário correto para os moradores colocarem os materiais que desejam descartar nas calçadas em frente às casas. “É importante que as pessoas esperem o anúncio do carro de som ou dos agentes de endemias para que não fique lixo acumulado nas calçadas por vários dias”, disse Diana.

Pontos de Encontro

Posto de Gasolina do Cincão, na Avenida Saul Elkind, 2.850.
Unidade Básica de Saúde do Aquiles Stenghel, na Rua Vergílio Perin, 815.
Biblioteca da Vila Nova, localizada na Rua Purús, 45.
Centro Municipal de Educação Infantil do Vista Bela, situado à Rua Anibal Balarotti, 110.
Unidade Básica de Saúde do União da Vitória, na Rua Dezenove de Abril, 55.
Praça da Rua Manoel L. Leite, s/n, na Vila Romana.
Unidade Básica de Saúde do Ideal, Rua Ametista, 419.
Unidade Básica de Saúde do Panissa, na Rua da Ginástica Olímpica, 195.
Praça ao lado da Unidade Básica de Saúde do Eldorado, na Rua Pitágoras
Na Vila Yara será na Rua Noitebó, 157.
Unidade Básica de Saúde da Vila Casoni, na Avenida Dez de Dezembro, 580.

Medidas para combater a dengue
– A população deve ajudar a combater o mosquito da dengue através de medidas simples como acondicionando o lixo de maneira correta; colocando areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpando o bebedouro dos cachorros e gatos; removendo as folhas e galhos que podem entupir as calhas de água; mantendo a caixa de água sempre tampada; limpando lajes e locais que acumulam água e jogando latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados.

Aqueles que quiserem podem requisitar uma visita dos agentes de endemias ou denunciar espaços com água parada através do Disque Denúncia 0800-400-1893.

O tema deste mutirão é “Dengue: problema de todos e solução também”. “Precisamos lembrar a população que não basta o poder público se unir com agentes de endemias e mutirões de limpeza, se a população não cuidar de seus quintais e casas. A prevenção para a dengue ainda é o melhor remédio”, finalizou a gerente de Vigilância Ambiental.

São apoiadores da ação a Sercomtel, Associação dos Bancários, Rotary Club, Conselhos Municipais de Londrina,  Conselho de Pastores de Londrina, entidades religiosas e a 17ª Regional de Saúde.

Números da dengue – De acordo com o relatório semanal da Secretaria Municipal de Saúde, desde o início de 2015 até o momento, em Londrina, foram confirmados 2.668 casos de dengue, outros 5.189 casos suspeitos foram descartados e há 630 pessoas que aguardam o resultado dos exames laboratoriais.

Deixe uma resposta