Três especiais na UEL FM celebram 86 anos de Londrina


A UEL FM comemora os 86 anos de Londrina com uma programação especial nesta quinta, dia 10. Ao meio-dia, tem faixa a faixa do EP Suíte Circuito das Águas, de Alexandre Pivato. Já às 17 horas o especial The Londriners e às 19h30 transmissão ao vivo do concerto do violinista Roney Marczak direto do Autódromo Ayrton Senna.

A Suíte tem os temas “Circuito das Águas”; “Nascente”; “Cheia e Vazante” e “Encontro das Águas”. Graduado em música pela UEL e com especialização em arranjo também pela universidade, Pivato fez as composições para trio. Ele, ao violão; baixo acústico de Fi Maróstica e percuteria de Kabé Pinheiro. O EP saiu este ano e foi gravado em 2018, no estúdio Da Pá Virada, em São Paulo. Está disponível nas plataformas de streaming e também no canal do YouTube de Alexandre Pivato.

Segundo ele, a suíte tem influência da música modal e regional, resultado de sua vivência de três anos em Fortaleza (CE); também reflete o trabalho em banda de baile, em São Paulo, e sua experiência com música sacra. Conta que o processo de composição é solitário e de experimentação, mas na execução tem que ser em grupo. “Musicalidades ao longo da vida, lugares e pessoas envolvem o fluxo de rios que deságuam em outros rios até chegarem no mar”, explica ele, sobre a suíte.
Além da graduação e da especialização na UEL, Pivato tem formação em violão erudito pelo Conservatório João Evangelista, de Lorena (SP); fez curso de guitarra, MPB e jazz na Escola do Zimbo Trio, em São Paulo, e curso de arranjo no Rio. O especial terá reprise sábado, dia 12, às 10 horas.
O outro especial desta quinta, a partir das 17 horas, é com o grupo The Londriners, com repertório dedicado à música folclórica de origem irlandesa. A apresentação abriu os shows da sexta Maratona Flauta e Fole, em setembro. O show completo, de uma hora e meia de duração, está disponível no canal do YouTube da Maratona Flauta e Fole. O nome do grupo é uma homenagem à banda The Dubliners, responsável por ajudar a difundir o estilo pelo mundo. Com o The Londriners, a UEL FM vai mostrar danças e canções de origem irlandesa.
The Londriners é Daniel Sebrian (banjo/guitarra barroca/voz), João Rigoni (violão/voz), Fernando Campaner (violino/voz), Gabriel Schmidt dos Santos (flauta doce) e Pedro Schmidt (acordeom). Participação especial na live de Inandê Bertoni. O especial teve edição de Miguel Santos, diretor artístico da maratona; e apresentação de Sebrian com Luciana Schmidt dos Santos. A Luciana é diretora pedagógica e coordenadora geral da maratona.
Já a partir das 19h30, a UEL FM transmite ao vivo o show que o violinista Roney Marczak fará no Autódromo Internacional Ayrton Senna para celebrar o aniversário da cidade. Batizado de “Londrina 86 anos: drive-in com Roney Marczak”, terá 1h30 de duração e plateia de até 400 veículos.

A rádio firmou parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) para a transmissão do show ao vivo, a partir do canal do YouTube da companhia. “Como há restrição de público, a emissora irá garantir que milhares de londrinenses possam acompanhar o concerto no conforto e na segurança de suas casas”, explica Edyr Pedro, diretor-geral da UEL FM.

Deixe uma resposta