De O Bastidor
O deputado André Janones se livrou nesta quarta-feira (5) de um processo no Conselho de Ética na Câmara que poderia levar à cassação do seu mandato por uma acusação de praticar rachadinha em seu gabinete. O grande atrativo da sessão foram os bate bocas e uma quase briga de bar entre Janones e Nikolas Ferreira, do PL, e outros. Mas, o mais interessante, é a postura do deputado Guilherme Boulos, do Psol, relator do caso e pré-candidato a prefeito de São Paulo.
Num caso de típico pragmatismo partidário, Boulos fez um relatório no qual recomendou o arquivamento do caso. Defendeu a tese que o caso, ainda que seja verdadeiro, ocorreu no mandato anterior, portanto Janones não poderia ser processado pelo Conselho agora. A tese é frágil, mas prevaleceu. Boulos, contudo, sofreu tantos ataques quanto Janones.
A questão é que Boulos começa a ser tratado pelo mundo político como alguém além de um deputado de primeiro mandato. Se não fosse pré-candidato a prefeito de São Paulo – e favorito -, seu trabalho não teria sido escrutinado e criticado. A pancadaria teria ficado apenas em cima de Janones.
Ao elaborar o parecer, Boulos salvou um aliado que ajudou Lula eleger-se presidente, ao fazer o enfrentando do bolsonarismo nas redes sociais. Janones cobrou o favor e Boulos foi o escolhido para a espinhosa missão.
Os passos de Boulos já são acompanhados de forma diferente e essa pressão vai se intensificar até outubro. Boulos não é só mais um deputado de primeiro mandato e tentar subir de patamar custa caro.














7 comentários
Brendon
tem que ser muito retardado mesmo pra ficar fazendo campanha pra esses bandidos. Aqui no Brasil, infelizmente cada um precisa cuidar do que é seu. Se adaptar a essa “fauna” de governos, direita, esquerda. Sei o que é pior pra mim, isso não significa que algum outro seja bom, longe disso, talvez seja só o menos pior.
Há Lagoas
Para salvar o companheiro, deixamos a ética de lado! Simples assim! E ainda tem gente que defende políticos! Esquerda e Direita, as conveniências e pragmatismo une as duas…
Cabo Souza
E aqui em Londrina onde um candidato bate na categoria
ppr se achar melhor que os outros.
Os soldados rasos são maioria. Eles são trabalhaldores e ganham pouco pra arriscando a vida.
No batalhão não gostava da arrogância dele. Não sabe liderar.
Só perguntar no meio militar.
Genildo
Se no final ele não se eleger e tudo mais der errado é só implantar o terrorismo que sempre exercitou ameaçando invadir propriedades privadas. São Paulo é grande………
Biroska
Boulos é rocha firme. Não invade, ocupa imóveis abandonados. Não seja mal intencionado Genildo. O boulos é Guerreiro.
Genildo
Boulos não invade, Lula é honesto, PT é a favor de trabalhador……..gosto de suas ironias.
Biro Biroska
Não são ironias. Falo sério. PT é probo e Lula também. É bem melhor o governo dele. Vc é inteligente e sabe que digo a verdade. A direita não temvtradicao no governo.