O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Paraguai, Santiago Pena, inauguraram ontem a Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu e a cidade paraguaia de Pedro Franco.
Na inauguração da ponte, em seu discurso, Lula lamentou que há países que, ao invés de pontes, constroem muros. “Tem gente querendo fazer guerra para não permitir que o outro passe pro seu lado. Nós aqui, sul-americanos, paraguaios e brasileiros, queremos dizer ao mundo que nós somos da paz”.
Clique aqui e receba notícias do portal Paçoca com Cebola
A Ponte da Integração tem 760 metros de extensão e um vão-livre de 470 metros, o maior do continente, além de duas pistas simples com 3,6 metros de largura cada. A ponte liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco.
Lula disse que o presidente do Paraguai, Santiago Peña, vai inaugurar a parte da obra no país vizinho neste sábado (20). O presidente brasileiro garantiu as presenças de equipes da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Receita Federal. Ele explicou que a implementação gradual do tráfego tem relação com a infraestrutura do lado paraguaio.
Lula afirmou que há entusiasmo pelos dois países porque a via vai possibilitar o incremento do comércio. “Vão transitar bilhões de dólares de interesse da economia brasileira e de interesse da economia paraguaia”, afirmou Lula.
Investimento
A estrutura do tipo estaiada é sustentada por duas torres de 190 metros de altura, o equivalente a edifícios de aproximadamente 54 andares. A obra, que contou com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), teve investimento de R$ 1,9 bilhão dos dois países e terá o tráfego liberado de forma gradual. Nessa primeira fase, para caminhões sem carga nos dois sentidos.
A obra financiada pelo governo brasileiro foi com recursos da Itaipu Binacional na ordem de R$ 712 milhões. Desse total, R$ 372 milhões foram destinados à construção da ponte estaiada, enquanto R$ 340 milhões foram aplicados nas obras da Perimetral Leste até novembro de 2025.
O governo explicou que o modelo foi tripartite, com a participação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) como órgão proprietário. O governo do Paraná foi o executor e Itaipu Binacional, como responsável pelo repasse dos recursos.
A estrutura tornou-se prioridade estratégica, integrada ao PAC, em 2012. Foram lançados os editais de licitação em 2012 e 2014, além da condução de todo o processo de licenciamento ambiental e projetos de engenharia que resultaram na licença ambiental emitida pelo Ibama em fevereiro de 2017.
Após a estruturação institucional que definiu Itaipu como agente financiador em 2018, a construção teve início em 2019 até a conclusão física, em outubro de 2023.
O evento marcou a entrega da segunda ligação viária sobre o Rio Paraná entre as duas nações, seis décadas depois da inauguração da Ponte da Amizade. Hoje, a única conexão viária entre os dois países na região recebe um fluxo diário de 100 mil pessoas e 45 mil veículos, segundo a Receita Federal.
A nova rodovia reorganiza o fluxo de veículos pesados na região, contribui para a mobilidade urbana e a segurança viária. Com 14,7 quilômetros de extensão, a via conecta a BR-277 à ponte, desviando o tráfego de caminhões do centro urbano de Foz do Iguaçu.
Segundo o governo federal, a entrada em operação ocorrerá de forma gradual para garantir a segurança e a adaptação dos órgãos de fiscalização. Na etapa inicial, a travessia será apenas para caminhões descarregados, conhecidos como “em lastro”, seguindo horários específicos coordenados pela Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal.
Os ônibus de turismo fretados serão autorizados a trafegar “em breve”. A liberação total para veículos de carga está prevista para ocorrer entre o fim de 2026 e o início de 2027, condicionada à conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no lado paraguaio, que garantirá a plena infraestrutura de acesso.
Da Agência Brasil

















5 comentários
Genildo
Inaugurar no final de 2025 uma obra concluída em 2022 é a cara do atraso que o PT proporciona ao Brasil, deve ser por causa desse lapso temporal que a ponte esteja cheio de lixo em plena inauguração.
Quem não ficou nada satisfeito com a pataquada eleitoral do PT foi o presidente paraguaio que fez duras críticas à chancelaria brasileira. O PT é especialista em golpes.
Zezinho da Silva
Como Jair Bolsonaro e o governador ratinho Jr. foram generosos com Lula… A obra estava pronta em 2022, e Jair Presidiário e ratinho Jr. deixaram-na para ser inaugurada por Lula no final de 2025. Quanto ao jeca do Palácio Iguaçu, para não atrapalhar a inauguração federal, antecipou a inauguração paroquial bolsonarista.
Fora do tempo
O Greca dizer que ele e o Canziani representam inovação é inteligência artificial ou piada pronta!
No ritmo que andam, parecem mais personagens de um episódio perdido dos Jetsons, bem longe da realidade e das demandas do povo.
Papai Noel
Emanuel Gastão da Iurd atacou Tiago Amaral e Alex Canziani.
Nada mandou aqui.
https://www.cml.pr.gov.br/proposicoes/Pedidos-de-Informacoes/2025/1/0/264615
Jordão Bruno
E o jeca do Palácio Iguaçu, o governador bolsonarista, tentou melar a inauguração oficial que contou com a presença dos presidentes do Brasil e do Paraguai. O ratinho Jr. tenta fazer do Paraná uma capitania hereditária controlada pelos neofascistas. Vergonha esse governadorzinho promover sua inauguração fake.