O governo do Paraguai cobrou ontem (1º) explicações do Brasil a respeito de uma operação de inteligência promovida pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para a obtenção de informações sigilosas de autoridades paraguaias envolvidas em negociações sobre a usina de Itaipu, de propriedade binacional.
Em comunicado oficial, o Paraguai anunciou a convocação, “para consultas imediatas”, do seu embaixador no Brasil, Juan Manuel Delgadillo, “a fim de que informe sobre os aspectos relacionados à ação de inteligência em assuntos do governo paraguaio”.
O monitoramento teria ocorrido entre junho de 2022 e março de 2023. O caso foi relevado inicialmente pelo site UOL.
Em nota oficial, emitida nessa segunda-feira (31), o Itamaraty reconhece que a iniciativa de monitoramento partiu da gestão anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e foi cessada tão logo o novo governo tomou conhecimento.
Paraguai também anunciou a convocação do embaixador do Brasil no Paraguai, José Antonio Marcondes, para que ofereça explicações da parte brasileira sobre a ocorrência. Na linguagem diplomática, a convocação de embaixadores para consultas expressa um descontentamento formal de um país com outro.
“O MITIC [Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicações] iniciou uma investigação detalhada dos eventos ocorridos entre junho de 2022 e março de 2023, em vista que não existiu nenhum reporte do governo anterior a respeito”, diz o comunicado paraguaio.
A outra decisão anunciada pelo Paraguai é o congelamento das negociações a respeito da revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, usina hidrelétrica binacional construída e administrada conjuntamente por ambos os países.
O documento trata dos valores da energia excedente gerada pela usina e vendida ao Brasil pelo Paraguai. Os dois países mantêm divergências sobre esses reajustes.
Governo
A decisão do Paraguai foi tomada um dia depois de o Palácio do Itamaraty emitir nota oficial em que desmente que o atual governo tenha determinado alguma ação de inteligência contra o país vizinho.
“O governo do Presidente Lula desmente categoricamente qualquer envolvimento em ação de inteligência, noticiada hoje, contra o Paraguai, país membro do Mercosul com o qual o Brasil mantém relações históricas e uma estreita parceria. A citada operação foi autorizada pelo governo anterior, em junho de 2022, e tornada sem efeito pelo diretor interino da Abin em 27 de março de 2023, tão logo a atual gestão tomou conhecimento do fato”, diz a nota.
O atual diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Corrêa, de acordo com o Itamaraty, estava, naquele momento, em processo de aprovação de seu nome no Senado Federal, e somente assumiu o cargo de forma definitiva em 29 de maio de 2023. Ele era o interino da agência quando a ação foi interrompida, cerca de dois meses após a posse.
“O governo do presidente Lula reitera seu compromisso com o respeito e o diálogo transparente como elementos fundamentais nas relações diplomáticas com o Paraguai e com todos seus parceiros na região e no mundo”, encerra a nota do Itamaraty.

















1 comentário
Panela
Coisa de briga de dois políças – o atual diretor da PF e o atual diretor da ABIn.
Guerrilha de Delegado
https://noticias.uol.com.br/colunas/aguirre-talento/2025/03/31/sob-lula-abin-fez-acao-hacker-contra-governo-do-paraguai.htm
@@
https://www.abc.com.py/internacionales/2025/03/31/revelan-que-el-gobierno-de-brasil-espio-a-paraguay-para-tener-informacion-sobre-itaipu/
@@@
https://www.ultimahora.com/medio-brasileno-revela-que-espias-hacketaron-al-gobierno-paraguayo-para-negociacion-de-itaipu
@@@
https://noticias.uol.com.br/colunas/josias-de-souza/2025/03/31/ao-hackear-paraguai-lula-imita-grampo-de-obama-sobre-dilma.htm
$$$$$$$$
https://www.ultimahora.com/paraguay-suspende-negociaciones-sobre-anexo-c-tras-hackeo-al-gobierno-por-parte-de-brasil
$$$$$$$
https://www.ultimahora.com/bachi-nunez-iguala-espionaje-de-brasil-con-filtraciones-sobre-cartes-en-gobierno-de-abdo
$$$$$$
https://www.ultimahora.com/cobalt-strike-herramienta-usada-para-hackear-al-gobierno-paraguayo-que-datos-pudo-obtener
$$$$$
https://www.ultimahora.com/brasil-admite-que-se-autorizo-espiar-a-paraguay-en-el-gobierno-de-bolsonaro
$$$$
https://www.ultimahora.com/hackeo-a-gobierno-paraguayo-desata-crisis-en-organismos-de-seguridad-de-brasil-segun-publicacion
$$$
https://www.abc.com.py/politica/2025/04/01/gobierno-suspende-negociacion-con-brasil-sobre-itaipu-hasta-que-aclare-caso-espionaje/
$$
https://www.abc.com.py/nacionales/2025/03/31/hackeo-contra-autoridades-del-gobierno-paraguayo-era-esperable-que-nos-espien/
$
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2025/04/01/como-funciona-a-divisao-brasil-x-paraguai-por-itaipu.htm