Abre em uma nova aba
sábado, 31 de outubro de 2026
Publicidade

Cinco maiores bancos são réus em mais de 22 mil ações no STJ

Por Cláudio Osti
Comente

Cinco maiores bancos são réus em mais de 22 mil ações no STJde O Bastidor

Os cinco maiores bancos do país são réus em quase 22,5 mil ações no Superior Tribunal de Justiça. Os principais temas que tramitam nos gabinetes dos ministros da corte tratam de contratos de serviços para empresas e pessoas físicas, de seguros e de habitação; além de processos sobre previdência privada, títulos de crédito e recuperação judicial e falência.

Os dados foram levantados pelo Bastidor a partir de informações de consulta pública no site do STJ. Os assuntos predominantes representam de 50% a 71% do total de processos de cada banco e variam conforme a natureza dos bancos – se ligados ao governo ou não.

A instituição financeira que responde ao maior número de ações no STJ é o Banco do Brasil (8.930), sendo seguido pela Caixa Econômica Federal. Enquanto o primeiro tem que se defender (na maioria das ações) de questionamentos relacionados a expurgos inflacionários (1.834), o segundo responde, principalmente, por obrigações contratuais em habitação (1.679). (leia mais)

Gostou? Mande para quem acompanha o assunto.

Cláudio Osti
Cláudio Osti

Jornalista e editor do Paçoca com Cebola. Cobre a política de Londrina e do Paraná.

Sobre o editor
Toda semana · E-mail

O resumo da semana no seu e-mail

As notícias de Londrina e do Paraná que importam, com o comentário do Cláudio. Uma vez por semana, grátis.

Todo dia · WhatsApp

As notícias do dia no grupo do WhatsApp

Os links das matérias chegam no seu celular assim que saem no site.

Publicidade

Leia também

Deixe seu comentário