Abre em uma nova aba
sábado, 31 de outubro de 2026
Publicidade

Lula assume presidência do Mercosul

Por Cláudio Osti
4 comentários
Lula assume presidência do Mercosul

Depois de um hiato de 13 anos, o presidente Lula voltará a se sentar na cadeira de presidente do Mercosul. Seu aliado argentino Alberto Fernández lhe passará o bastão em meio a tensões com a União Europeia que devem dominar o encontro, na próxima terça (4), entre os líderes de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, além dos outros sete sul-americanos associados, exceto a Venezuela.

O brasileiro participará do bloco pela primeira vez neste mandato e poderá discutir, finalmente, com os vizinhos suas insatisfações sobre novas exigências ambientais dos europeus para ratificar o acordo de livre comércio entre os dois blocos, que tem travado as discussões desde o início do ano.

Gostou? Mande para quem acompanha o assunto.

Cláudio Osti
Cláudio Osti

Jornalista e editor do Paçoca com Cebola. Cobre a política de Londrina e do Paraná.

Sobre o editor
Toda semana · E-mail

O resumo da semana no seu e-mail

As notícias de Londrina e do Paraná que importam, com o comentário do Cláudio. Uma vez por semana, grátis.

Todo dia · WhatsApp

As notícias do dia no grupo do WhatsApp

Os links das matérias chegam no seu celular assim que saem no site.

Publicidade

Leia também

4 comentários

  • Entrevistas no site do Bob Fernandes sobre essa problemática dos agrotóxicos é preocupante e assustador.
    Nessa entrevista, a cientista fala que estão nos envenenando com uso indiscriminado de determinados agrotóxicos, provocando infertilidade, autismo, precocidade em crianças, cânceres. Isso em termos de humanidade.
    A coisa é seria, é grave.
    Estamos à mercê de empresas gananciosas, que só querem lucrar a qualquer preço.
    Não existe santo no mundo do mercado.

  • Considerando a postura apoiadora a regimes ditatoriais, e já criticada por diversos líderes de países sul- americanos, pouco agregará, ouso dizer que seja até um empecilho maior na resolução de questões regionais. Sobre a Europa protecionista pouco mudará se o Brasil resolver dançar o bolero que o velho continente insiste em tocar já que poderão mudar a música para um tango, um bolero a qualquer momento, como já fizeram anteriormente. Guedes é que estava certo, tem que chegar nesse pessoal e rasgar o verbo: “olha, com a França o comércio brasileiro cresceu 20% nos últimos 20 anos, com a China foi 100%, se não querem fazer negócio com o Brasil vamos continuar com outros mercados maiores”.

  • Complementando……….

    “a democracia é um conceito relativo”: Luís Inácio da Silva

    “orgulho em ser comunista”: Luís Inácio da Silva

    “[É] o discurso do costume, da família, do patriotismo, tudo aquilo que a gente aprendeu historicamente a combater.” Luís Inácio da Silva

    Tudo isso nos últimos 10 dias……fala mais Lula, fala mais, o Alckmin adora quando vc fala.

  • Atualizando mais uma vez………
    Hoje, na reunião do Mercosul, Luis Lacalle Pou, defecou na cabeça do Janjo que ficou com cara de paisagem sem poder falar nada……….moral zero!

Deixe seu comentário