Abre em uma nova aba
domingo, 8 de novembro de 2026
Publicidade

Se ele diz: Lira garante que aprovação da PEC Estado de Emergência não representa ruptura do teto de gastos

Por Cláudio Osti
2 comentários
Se ele diz: Lira garante que aprovação da PEC Estado de Emergência não representa ruptura do teto de gastos

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou em entrevista que a aprovação da PEC do Estado de Emergência (Proposta de Emenda à Constituição 15/22) não representará uma ruptura no teto de gastos.

“É diferente do que muita gente está dizendo, essa PEC está embasada em R$ 41 bilhões de R$ 65 bilhões que serão provenientes de dividendos da Petrobras e da venda da Eletrobras”, disse Lira na noite de quarta-feira (13).

“Não há furo de teto de gastos, essa receita é prevista e a PEC tem prazo de validade”, reiterou o presidente da Câmara logo após os dois turnos de votação no Plenário. “Ninguém está cometendo nenhum tipo de estelionato”, disse.

Segundo ele, medidas para elevar a renda da população, garantido o respeito às contas públicas, deverão ser discutidas na elaboração do Orçamento da União para 2023. A proposta do Poder Executivo será enviada no final de agosto.

“É preciso encontrar caminhos para o suporte orçamentário dessas despesas se por acaso quisermos perenizar isso lá na frente. Hoje nós não temos essa abertura orçamentária, nós temos abertura financeira”, afirmou Arthur Lira.

Para o presidente da Câmara, “o Brasil tem recursos de sobra” e poderia investir mais se já tivesse feito reformas estruturantes. Uma melhora nas contas públicas, segundo ele, deixaria de lado o teto de gastos, permitindo a criação de um piso de gastos.

“Nenhum país grande e desenvolvido do mundo tem teto de gastos, tem é liberdade para atender a sua população”, disse Arthur Lira.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Gostou? Mande para quem acompanha o assunto.

Cláudio Osti
Cláudio Osti

Jornalista e editor do Paçoca com Cebola. Cobre a política de Londrina e do Paraná.

Sobre o editor
Toda semana · E-mail

O resumo da semana no seu e-mail

As notícias de Londrina e do Paraná que importam, com o comentário do Cláudio. Uma vez por semana, grátis.

Todo dia · WhatsApp

As notícias do dia no grupo do WhatsApp

Os links das matérias chegam no seu celular assim que saem no site.

Publicidade

Leia também

2 comentários

  • Décio Paulino

    Ditadorzinho do nível do Cunha. Enquanto Cunha atropelou a Constituição para aplicar o golpe contra a Dilma, Lira desrespeita a Constituição e o próprio Regimento da Câmara para garantir ações golpistas do governo Bolsonaro. Ou o país derrota esses malditos nas ruas e nas urnas, ou o Brasil vai virar um Haiti do Papadoc e os Tontom Macoute.

  • Décio Paulino

    Papa Doc, aquele criminoso que governou Haiti por mais de dez anos e foi responsável pela morte e desaparecimento de milhares de pessoas que ele considerava inimigos políticos. O Haiti pode ser aqui…

Deixe seu comentário