Abre em uma nova aba
sexta-feira, 30 de outubro de 2026
Publicidade

STF proíbe Ministério da Justiça de produzir dossiês de opositores ao governo

Por Cláudio Osti
1 comentário

O Supremo Tribunal Federal proibiu que o Ministério da Justiça elabore relatórios de inteligência contra opositores do Governo de Jair Bolsonaro. A decisão foi tomada pelo placar de 9 a 1, no julgamento da ação que questionava a produção de um dossiê contra 579 servidores e professores universitários apontados como membros de um grupo antifascista.

O correspondente Afonso Benites explica que esta é a segunda vez neste mês que os ministros do STF trataram do tema de inteligência e impuseram uma derrota à gestão Bolsonaro. Em seu voto, o ministro Roberto Barroso disse que, se o Governo estivesse realmente preocupado com o risco de manifestações contra a democracia, “talvez fosse o caso de monitorar os grupos fascistas e não os antifascistas”.

do El Pais

Gostou? Mande para quem acompanha o assunto.

Cláudio Osti
Cláudio Osti

Jornalista e editor do Paçoca com Cebola. Cobre a política de Londrina e do Paraná.

Sobre o editor
Toda semana · E-mail

O resumo da semana no seu e-mail

As notícias de Londrina e do Paraná que importam, com o comentário do Cláudio. Uma vez por semana, grátis.

Todo dia · WhatsApp

As notícias do dia no grupo do WhatsApp

Os links das matérias chegam no seu celular assim que saem no site.

Publicidade

Leia também

1 comentário

  • Décio Paulino

    Quá! Quá! Quá! O que é chamado formalmente de Ministério da Justiça tem mais a cara de um escritório de advocacia a serviço do Capitão Corona. O pastor presbiteriano que comanda o tal Ministério da Justiça mais parece um servo do presidente do que do Deus que, presumo, apregoa nos púlpitos de sua igreja. Pelo jeito, no momento, o pastor acredita mesmo é no poder do Bolsonaro de levá-lo ao STF.

Deixe seu comentário