100 mil árvores plantadas em Londrina

do N.Com

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, realizou neste domingo (10) o plantio da centésima milésima muda de árvore desde o início de sua gestão, em 2017. A muda escolhida é da espécie pau-brasil, e a ação foi conduzida durante a solenidade de comemoração do 89º aniversário de Londrina, no Parque Municipal Arthur Thomas (Rua da Natureza, 155, Jardim Piza). Também participou da atividade o secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena.

A marca atingida corresponde à soma de todas as árvores plantadas nas áreas urbana e rural de Londrina, nos últimos sete anos. Além das atividades de plantio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), o número também inclui as mudas distribuídas à população, bem como as plantadas durante ações de empresas e escolas, entre outras iniciativas.

Para cada árvore removida, Londrina realiza, em média, o plantio de três novas mudas. Até o fim de 2024, a meta é que o número total de plantios realizados na atual gestão chegue a 150 mil.

De acordo com o prefeito Marcelo Belinati, as ações de plantio de árvores são essenciais, especialmente tendo em vista os problemas ambientais que o mundo atravessa. “As mudanças climáticas estão causando desastres e afetando todo o planeta, e isso não é diferente em Londrina, no Paraná e no Brasil. Então, essa é uma contribuição de Londrina para preservar o meio ambiente, promovendo mais sustentabilidade e qualidade de vida para a população. Vivemos em um município privilegiado, que tem 81 fundos de vale, assim como vários parques e áreas verdes fantásticas. Contamos com muita arborização, mas a gente precisa sempre melhorar, e essa é a contribuição da Prefeitura”, disse.

O secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, explicou que as mudas de árvores são produzidas por empresas e organizações, através de ações de compensação ambiental, e doadas ao Viveiro Municipal de Londrina, onde ficam armazenadas.

Ronaldo Siena – foto Dani Fernandes N.Com

“Quem quer plantar uma árvore pode ir diretamente ao Viveiro Municipal, que fica no final da Avenida Europa, no Jardim Piza, para retirar a sua muda e plantá-la ou solicitar à Sema que efetue o plantio dessa árvore. Ao fazer essa visita, o cidadão recebe toda a orientação necessária sobre o plantio. Isso inclui informações sobre quais são as espécies de árvores adequadas para o local onde ele mora, considerando fatores como a presença de linhas de transmissão de energia naquela área, que demandam árvores de menor porte”, afirmou.

Ainda segundo Siena, o objetivo da administração municipal é fazer cada vez mais com que a população se some ao poder público no plantio de árvores em Londrina. “Esse é o maior ganho ambiental que eu vejo para a nossa cidade, porque essas árvores fazem a captação do gás carbônico, melhorando a qualidade do ar. Além disso, as áreas arborizadas têm temperaturas mais baixas, o que proporciona mais conforto e qualidade de vida para as pessoas”, destacou.

Compartilhe
Leia Também
Comente

Um comentário

  1. Jorge Luiz

    esse número é alto.
    Co.o saber ser é real?

  2. Capital Mundial do Toco

    100 mil árvores plantadas em 89 anos, só se for.
    Já toco, tem mais de milhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios