Mais uma rasteira em Londrina

Quando este blog fala em desprestígio de Londrina junto ao governo do Paraná, não é bairrismo – apesar de que sim, sou bairrista – , é uma realidade que se comprova no dia a dia.

Vamos a mais um exemplo absurdo. A empresa CCR Rodonorte, operadora do pedágio, que deixou de fazer uma série de obras do contrato, e foi flagrada pelo Ministério Público num esquema absurdo de pagamento de propinas, fez acordo de leniência com a Justiça. Inicialmente teria que fazer o contorno norte de Londrina – obra reivindicada há décadas.

Pois bem, essa obra que deveria ser feita em Londrina, foi transferida para Maringá. O dinheiro da leniência será aplicado na construção de um viaduto de acesso ao Shopping Catuai de Maringá.

Traduzindo: Londrina deixa de ter um contorno que levaria desenvolvimento industrial não só para a cidade mas para os municípios vizinhos, reduziria o tráfego pesado na avenida Brasília, daria mais segurança aos motoristas, beneficiaria milhares de pessoas. Mas…

É possível agora entender a diferença de tratamento que Londrina recebe em relação ao governo do Paraná ou será preciso desenhar todos os dias?

Compartilhe
Leia Também
Comente

Um comentário

  1. Paulo Augusto Leme

    Sr. Paçoca, cade os Deputados Federais Estaduais, Prefeito e Vereadores e sociedade como um todo, que vai deixar, Londrina, ser novamente preterida, hora pela capital, hora pela cidade Canção, não tem ninguém para defender nossa cidade, será que estes políticos que elegemos,nos enganaram?

    1. Parabéns

      Vereadores – Estão fazendo uma Comissão para receber diárias de viagem a Brasília e Curitiba para ver o trabalho dos Deputados estaduais e federais para os trair nas eleições de 2026, já que em 2022 não deu e em 2024 o povo não vai reeleger mais ninguém deles.
      Já a Comis$ão do viaduto eles estão esperando receber os informes do Belinati e Canhada

  2. tudo junto e misturado

    O lobby do shopping dos Kury é maior que o do Prefeito e Setor Produtivo do Norte do Paraná?
    Ou o prefeito de Maringá é mais produtivo e chorão que o de Londrina?
    Ou o Ricardo Barros é sócio de alguns terrenos ao lado do shopping de Maringá?

  3. Mateus Oliveira

    Paçoca, para o bem de seu coração, melhor tomar chá de flor de maracujá daqui até quando Ratinho Jr. voltar a se candidatar: Londrina vai dar novamente uma p**a votação pra ele novamente!

  4. Gabriel Antunes

    Isso se chama belinatismo e é a praga infernal de nossos tempos.

  5. Chevette

    Nossa…. Que meia suada você cheirou em? A obra do contorno norte de Londrina nunca foi objeto de tratativas com a Rodonorte, muito menos o viaduto do Catuaí em Maringá, até mesmo porque nenhuma dessas localidades estavam sob administração dessa concessionária, mas, na verdade, da Econorte e da Viapar, respectivamente. O acordo de leniencia com essa empresa (Rodonorte) apenas envolveu realização de novas obras na area que era de responsabilidade dela em razão da concessão, o que exclui Londrina e Maringá. Você está falando do que não sabe e ainda que admitissimos, ppr um segundo, que fosse verdade seu argumento, ele nao teria o menor sentido – como uma obra de um contorno de dezenas de quilometros e, portanto, de centenas de milhoes de reais, poderia ser SUBSTITUÍDA, como voce disse, por um viaduto que custa infinitamente menos? Ainda mais num acordo de leniencia cusurado pelo Ministerio Publico (Defensor do Interesse Publico)?? Isso é absolutamente ilógico. O viaduto que está sendo feito na região do Catuaí de Maringá é uma obra do governo do Estado, que não tem nada ver com rodonorte, acordo de leniencia, contorno de Londrina etc. O contorno de Londrina era de responsabilidade da zeconorye que não o executou. O projeto também era ruim, pois, por incrível que pareça, era em pista simples. Ele ficou para próxima concessão que agora o prevê em pista dupla, como não poderia ser diferente.

    1. Tá louco?

      O funcionário do Ratonho Medonho confunde e desmente fakemente o que está escrito no acordo da Vara Federal.
      Dinheiro da leniencia da Rodonorte CCR usado em outras regiões que não as da concessão entre Curitiba a Apucarana e Ponta Grossa a Sengés – BR 277 a BR 376 e PR 151.

      Mentira? Não é. Está escondido no acordo o viaduto de Maringá.
      4 viadutos na terra do malandro pontagrossense?
      https://www.aen.pr.gov.br/Galeria-de-Imagens/Governo-apresenta-projetos-de-viadutos-previstos-no-acordo-de-leniencia
      .
      https://www.der.pr.gov.br/Noticia/R-450-milhoes-de-obras-de-leniencia-estao-em-andamento-no-Parana
      .
      https://www.mpf.mp.br/pr/sala-de-imprensa/docs/rodonorte.pdf
      .
      “Esta obra está excluída do termo de leniência. Porque tem 80 quilômetros e a concessionária diz que não tem recurso financeiro para executar, embora haja previsão da realização física da obra”, adianta.

      Romanelli alerta que o contrato original de concessão desse lote de rodovias prevê a duplicação integral da BR-376 na ligação entre Apucarana e Ponta Grossa. “Para minha surpresa, ao ler o termo de leniência, o acordo, verifiquei que o MPF trata isso no parágrafo 1º do artigo 7º como uma possibilidade de a Rodonorte concordar de ingressar na Justiça com ação civil pública com obrigação de fazer para discutir especificamente essa questão.

      http://www.assembleia.pr.leg.br/comunicacao/noticias/acordo-de-leniencia-da-rodonorte-e-lesivo-ao-interesse-publico-diz-deputado-romanelli
      .
      Daí incluíram sorrateiramente Guarapuava e Pitanga:
      Serão realizadas obras de duplicação da PR-151, entre Ponta Grossa e o entroncamento com a PR-438 (sentido Palmeira), e a implantação de terceiras faixas em segmentos críticos do eixo Y da região central, que é a ligação entre Mauá da Serra e Guarapuava, e entre Campo Mourão e Guarapuava. Acordo já foi homologado.

      https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Estado-anuncia-acordo-de-R-3212-milhoes-com-concessionaria-para-novas-obras-em-rodovias

      1. Parabéns

        Quem assinou a Leniência?
        Deltan Dallagnol como chefe da Lava-Jato
        A grande M… que fez no Parana dando Salvo Conduto para CCR e Ecorodovias para disputar pedagios e aeroportos ele não corrige em Brasília.
        Virou Deputado nordestino agora?
        REQ 31/2023 CFFC
        Autor: Deltan Dallagnol – PODE/PR

        Ementa: Requer auditoria, com auxílio do Tribunal de Contas da União, para verificar a regularidade de contratos da CODEVASF assinados com empreiteiras de pavimentação.

        https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2352403

        Trabalha aí MPF:
        https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/concessoes/projetos

        As empreiteiras amigas de Deltan:
        Um deles é a realização de certames com a presença de uma ou duas empresas. Isso ocorreu com a Nova Dutra, por exemplo, que teve como concorrentes a CCR, que já administrava a rodovia, e a Ecorodovias.

        Atualmente 13 mil quilômetros de rodovias federais estão concedidos à iniciativa privada. Porém, 4,8 mil quilômetros estão com pedidos de devolução amigável tramitando na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

        Além disso, estão em fase adiantada de discussão os leilões da BR-381 (MG) e das rodovias integradas do Paraná…

        https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/2023/03/renan-desafio-e-garantir-investimentos-necessarios-com-baixa-tarifa-nas-concessoes-rodoviarias

  6. Luk

    Oi paçoca compreendo perfeitamente o seu desagrado com o q fazem em Londrina, mas essa reclamação está fora de contexto uma vez q vc pode não conhecer o problema q temos onde será feita o viaduto aqui em Maringá. É catastrófico essa parte da cidade justamente por não ter um viaduto acidentes são constantes e a população tem reclamado e cobrado as autoridades sobre esse viaduto insistentemente a 5 anos pq é injusto ter q ficar 40 min no trânsito num pedaço de 100 m pra qualquer lugar da rotatória onde será feito um viaduto, então não é somente o shopping é 1/4 da cidade em desordem q será beneficiado o q não desmerece a cidade de Londrina mais daí os deputados da região tem q se mexer pq não é de hj q sabemos q tão bem aí pra vcs.

  7. Erick

    Sugiro verificar com maior imparcialidade o termo acesso ao “Shopping Catuaí”. Embora a localização do Viaduto seja de fato no trevo em que se encontra o Shopping Catuaí, o objetivo da Obra é dar maior agilidade e segurança na integração entre as Rodovias BR 376 e PR 277. Diga-se de passagem, como morador de Maringá e que passa nesse local todos os dias, o Shopping Catuaí só tem a perder com essa obra, que de certa forma, desviarão motoristas do acesso a ele.

    Questionar o Estado sobre a relação com Londrina… É legítimo.

    Futilizar a obra de Maringá usando o Catuaí de forma tendenciosa, me desculpe, mas só aumenta uma questão absurda e histórica de rivalidade entre duas grandes cidades, que se unidas (órgãos públicos e cidadãos), tem muito mais a ganhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar
Anúncios
Paçocast
Anúncios