Prefeitura de Londrina entrega 180 tablets para agentes de Endemias

do N.Com

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), efetuou, nesta quarta-feira (20), a entrega de 180 tablets aos agentes de Combate a Endemias. A ação foi realizada durante solenidade conduzida no auditório da UniCesumar Londrina (Avenida Santa Mônica, 450).

Foto: Vivian Honorato/PML

A partir de amanhã (21), os agentes utilizarão esses equipamentos, que são de última geração e estão conectados à internet, em suas atividades. Por meio dos aparelhos, que contam com acesso a mapas georreferenciados do município, os profissionais poderão transmitir, em tempo real, todas as informações relativas às visitas que fazem diariamente, com o objetivo de prevenir a propagação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue.

Dessa forma, ações que anteriormente eram realizadas manualmente ganharão muito mais agilidade. Isso possibilitará um melhor gerenciamento dos processos de trabalho dos agentes, incluindo os procedimentos de notificações de casos e, na ocorrência de epidemias, a definição de bloqueios.

O prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, destacou os benefícios que a tecnologia trará para o trabalho realizado pelos servidores no combate ao mosquito da dengue. “É uma tecnologia fantástica, que vai contribuir muito para a coleta e o compartilhamento de dados que subsidiam os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde, facilitando a atuação dos agentes e trazendo mais eficiência ao planejamento e à organização das operações. Porém, não podemos nos esquecer que a colaboração da população é essencial, e todos nós devemos fazer a nossa parte no combate à dengue, eliminando os focos que estão nas nossas casas”, citou.

Foto: Vivian Honorato/PML

Conforme o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, os agentes passaram por uma capacitação, hoje (20), para aprender a usar os aparelhos. Machado salientou que, além das vistorias em imóveis, os tablets serão utilizados em ações como levantamentos pontuais em locais estratégicos, operações de aplicação de inseticidas e elaboração do Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa).

“Nós descentralizamos as notificações de dengue para as Unidades Básicas de Saúde, então, quando o agente pegar o tablet, ele já vai ter a dimensão das notificações na região de atuação dele, para fazer a comparação com as vistorias que está fazendo in loco. Além disso, esses equipamentos vão otimizar os trabalhos, que antes eram feitos duplamente. Isso porque os agentes faziam as visitas e anotações, e quando chegavam ao setor de endemias ou até mesmo às Unidades Básicas de Saúde tinham que passar tudo para o nosso sistema informatizado. Agora, isso será automatizado”, disse.

Foto: Vivian Honorato/PML

Ainda segundo o secretário de Saúde, todos os agentes de campo –incluindo também os de vigilância ambiental – receberão os aparelhos.  “É um processo de comodato com a CTD, em que a Secretaria repassará um valor mensal à Companhia, referente ao pacote de dados que nós estabelecemos para atender integralmente a nossa demanda. Mas além disso, peço à população para que cuide dos seus quintais e incentive seus vizinhos a fazer o mesmo, pois quase 100% dos focos do Aedes aegypti estão nas residências”, frisou.

O coordenador de Controle de Endemias da SMS, Nino Ribas, sublinhou que os tablets irão inclusive gerar dados em forma de gráficos. “Com os dados que os agentes vão estar alimentando no sistema, ele vai desenvolver gráficos e mapas de calor, que vão identificar as regiões que precisam de maior intensificação de ações por parte do controle vetorial. Essa ferramenta é um sonho da Coordenação de Controle de Endemias, por facilitar a celeridade das tomadas de decisões e dos envios dos dados que o agente produz na sua atividade de rotina”, concluiu.

Também participaram da solenidade o presidente da CTD, Luciano Kühl, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e os vereadores Eduardo Tominaga – líder do Executivo na Câmara Municipal – e professora Sônia Gimenez.

Leia Também

Mordaça que se chama?

Ricardo Barros reúne amigos para o seu aniversário

Nesta quinta-feira Maringá estará em festa. Ou pelo menos uma parte dela. Conforme informa o...

Lula indica ministro Flávio Dino para vaga no Supremo Tribunal Federal

do UOL O presidente Lula (PT) indicou hoje o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB),...

Comente!

Um comentário

  1. Vai Corinthians

    Parabéns ao presidente da Ctd Luciano Kuhl e ao prefeito Marcelo Belinati

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *