Lula processa Veja e jornalistas

Do Portal Comunique-se

A reportagem de capa da edição desta semana da Veja provocou reação por parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tido, na chamada da publicação da Editora Abril, de que seria “a vez dele” na investigação da Operação Lava Jato, o petista resolveu recorrer ao poder Judiciário. Segundo nota divulgada no início da tarde desta quarta-feira, 29, no site da entidade que leva o seu nome, o antecessor de Dilma no Palácio do Planalto afirmou que entrou com ação judicial contra a revista.alx capa-fundo-lula original

Segundo o Instituto Lula, o ex-presidente abriu processo contra quatro jornalistas da Veja. Na ação, são citados o diretor de redação Eurípedes Alcântara, um dos editores da sucursal em Brasília (Daniel Pereira) e a dupla autora da reportagem intitulada “Segredos devastadores”: Robson Bonin e Adriano Ceolin, da equipe de reportagem da revista no Distrito Federal. Os advogados do escritório Teixeira Martins, que responde por Lula, alegam que o cliente foi alvo de mentiras e pedem indenização de R$ 100 mil por danos morais.

“O texto é repugnante, pela forma como foi escrito e pela absoluta ausência de elementos que possam lhe dar suporte”, alegam os defensores do ex-presidente. Os responsáveis pela ação contra a Veja alegam, ainda, que o trabalho da publicação tendo o petista como personagem principal configurou “ato ilícito” com repercussão nacional. Os advogados garantem que o impresso “mais uma vez recorreu-se a títulos e montagens com o objetivo de conferir grande repercussão ao texto publicado”.

Indo ao encontro do posicionamento dos advogados, o Instituto Lula desfere críticas contra o veículo de comunicação. Para a entidade, a revista já é reconhecida por veicular inverdades contra o ex-chefe de Estado brasileiro. “A reportagem repete práticas comuns a Veja: mente, faz acusações infundadas e sem provas, apresenta ilações como se fossem fatos, atribui falas e atos, não tem fontes e busca atacar, de todas as formas, a honra e a imagem do ex-presidente Lula”.

Até o momento, a Veja não se pronunciou a respeito da ação judicial movida pelos advogados do ex-presidente Lula contra a publicação.

 

Lula quer ser indenizado pela revista (Imagem: Divulgação/Veja.com/Veja)

2 comentários em “Lula processa Veja e jornalistas

  • 30/07/2015, 12:22 em 12:22
    Permalink

    Se não é indiciado,se não tem investigação categórica que diz ele roubou,tem mesmo que entrar com uma ação milionária contra essa mexeriqueira,livro de cabeceira dos reaças londrinenses.

    Resposta
  • 30/07/2015, 14:03 em 14:03
    Permalink

    sabemos que o Lula não é santo, mas a Veja também… sem comentários, revista tendenciosa e sensacionalista

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: