Abre em uma nova aba
sexta-feira, 30 de outubro de 2026
Publicidade

Ex-presidente da Petrobras tenta desbloquear seus bens

Por Cláudio Osti
Comente

Do STF

O Mandado de Segurança (MS 33092), impetrado pelo ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli contra a determinação de indisponibilidade de seus bens, é destaque das sessões das Turmas do Supremo Tribunal Federal (STF) de hoje. O caso, relatado pelo ministro Gilmar Mendes, será julgado pela Segunda Turma do STF. No total, são mais de 200 processos previstos para serem analisados pelos dois colegiados.

O indisponibilidade dos bens de Gabrielli e de outros nove executivos da estatal foi determinada pelo Tribunal Contas da União (TCU), e está relacionada à apuração de irregularidades na aquisição da Refinaria de Pasadena, nos EUA. A Turma deve analisar o mérito do MS 33092, que teve liminar negada pelo relator em agosto do ano passado. A pauta da Segunda Turma prevê ainda o julgamento de 72 processos entre habeas corpus, recursos ordinários em habeas corpus e agravos regimentais.

Já na pauta da Primeira Turma está previsto o julgamento de embargos de declaração contra acórdão no Inquérito (INQ) 3588, relatado pelo ministro Marco Aurélio, no qual foi recebida denúncia contra a deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) pela suposta prática dos crimes de peculato e inexigibilidade indevida de licitação, relacionados à compra de material didático quando ocupava cargo de secretária de Estado de Educação e Cultura no Tocantins. Há ainda habeas corpus, mandados de segurança e outros 140 processos em pauta, na maior parte agravos regimentais, a serem julgados em listas.

Composição

Integram a Primeira Turma a ministra Rosa Weber (presidente) e os ministros Marco Aurélio, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. Já a Segunda Turma é composta pelos ministros Teori Zavascki (presidente), Celso de Mello, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.

Gostou? Mande para quem acompanha o assunto.

Cláudio Osti
Cláudio Osti

Jornalista e editor do Paçoca com Cebola. Cobre a política de Londrina e do Paraná.

Sobre o editor
Toda semana · E-mail

O resumo da semana no seu e-mail

As notícias de Londrina e do Paraná que importam, com o comentário do Cláudio. Uma vez por semana, grátis.

Todo dia · WhatsApp

As notícias do dia no grupo do WhatsApp

Os links das matérias chegam no seu celular assim que saem no site.

Publicidade

Leia também

Deixe seu comentário