Membros da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade criticam escolha de Canziani

O deputado federal Alex Canziani durante sessão na Câmara dos Deputados

Joelmir Tavares/Folha de São Paulo

Membros da Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) decidiram questionar a escolha do deputado federal Alex Canziani (PTB-PR) como um dos apadrinhados pela entidade que prega renovação na política.

Para o grupo, o parlamentar não honra a sustentabilidade que está no nome e no DNA da organização. E o pior, afirmam os participantes do levante, é que Canziani está envolvido em escândalos com dinheiro público (nos quais ele nega participação).

Criada em 2012 pelo empresário Guilherme Leal —que, pelo PV, foi candidato a vice de Marina Silva na campanha presidencial de 2010—, a entidade apoia mais de 560 lideranças políticas em todo o país, de diferentes partidos. Canziani está na mais recente leva de selecionados, ao lado de outras 101 pessoas.

Até esta quarta-feira (28), 31 integrantes haviam aderido ao abaixo-assinado virtual.
Lembrando que a Raps defende valores como ética, transparência e responsabilidade social, o documento menciona que Canzianiresponde no STF (Supremo Tribunal Federal) a um inquérito em segredo de Justiça, sob suspeita de estelionato, crime de quadrilha ou bando e falsidade ideológica.

O deputado diz desconhecer qualquer investigação envolvendo seu nome na Polícia Federal, no Ministério Público Federal ou no STF.

A carta de repúdio cita ainda que ele é réu em duas ações civis públicas no Paraná por improbidade administrativa —uma delas com dano ao erário, envolvendo uma licitação. A Justiça chegou a decretar a indisponibilidade de seus bens e a quebra de sigilo bancário. Ele diz ser inocente.

O grupo contrário ao petebista questiona ainda a posição dele em votações de projetos relacionados a ambiente, comunidades tradicionais e trabalhadores rurais.

Para os críticos da entrada do petebista no grupo de “líderes Raps”, o político acumula ações “que têm contribuído negativamente para a proteção da biodiversidade e os direitos humanos”.

São citados como exemplos a votação em que o parlamentar se colocou a favor do aumento da área desprotegida de uma floresta no Pará e o sim em plenário que ele deu à ampliação da terceirização, que, segundo os reclamantes, “dificulta o combate ao trabalho escravo no campo”.

Entre os que endossaram o manifesto estão o economista Humberto Laudares (cofundador do movimento Agora!), a administradora NatalieUnterstell (também do Agora!) e o arquiteto Pedro Henrique de Cristo (fundador do Instituto Brasil 21). Parte dos que assinaram disputará algum cargo na eleição de outubro. (leia mais)

 

13 comentários em “Membros da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade criticam escolha de Canziani

  • 01/03/2018, 10:44 em 10:44
    Permalink

    Xiiiiiii! O amigão dos bacanas da avenida Paulista caiu do cavalo. Pensou que ia enrolar todo mundo do Raps e agora está tentando se explicar para os revoltosos chiques da entidade. Canziani, você precisa se preocupar mesmo é com a “Rede de Ação Política pela Sustentabilidade do Alex Canziani”. Se ela não funcionar, vai ter de trabalhar!

    Resposta
  • 01/03/2018, 10:53 em 10:53
    Permalink

    Isso nao faz o minimo sentido, o deputado canziani tem um grande trabalho em prol da educação e sustentabilidade, o movimento de invejosos e mals perdedores que querem diminuir o merito.

    Resposta
  • 01/03/2018, 10:56 em 10:56
    Permalink

    Alex Canziane faz muito por Londrina e pelo Paraná. Este prêmio é pouco para ele. Poxa, nem o Hauly ganhou?

    Resposta
  • 01/03/2018, 11:41 em 11:41
    Permalink

    kkkkkk, o kireeff na lista tb. Logo o prefeito cagão que quase não fez obras na cidade. O Hauly não entrou, tadinho!!!

    Resposta
  • 01/03/2018, 13:00 em 13:00
    Permalink

    Pessoal pega muito no pé deste Aléx. Parece coisa armada e de intrigas políticas.aff!!

    Resposta
  • 01/03/2018, 13:14 em 13:14
    Permalink

    Os petista tão com recalque, querem dar o prêmio pro lula na papuda

    Resposta
    • 01/03/2018, 17:13 em 17:13
      Permalink

      Que tolice! A Raps se afina com os bacanas da avenida Paulista (de São Paulo, viu?), ela não tem nada a ver com luta de pobre e de trabalhador. A Raps adora mesmo é um neoliberal, desses que defendem gasolina a R$ 5,00 em nome do valor do mercado, que defendem o pedágio tucano no Paraná (a turma do Raps odeia aquele pedágio de Santa Catarina contratado no tempo do Lula que até os tucanos adoram pagar quando vão pra Camboriú ver a mansão do Álvaro Dias). E se prenderem o Lula, será um acontecimento pro trabalhador comparar o tratamento dado pela justiça a um presidente trabalhista e o tratamento concedido aos governadores tucanos (do PR e de SP), os senadores Serra e Aécio e o presidente que foi chamado pelo delator de “ladrão federal”. Até Lula preso pode ensinar ao povo a política de classes. Sorry!

      Resposta
  • 01/03/2018, 14:30 em 14:30
    Permalink

    Ele pantaleão não merece. Já está no sétimo mandato de federal. Renovação do que c. O cara é oportunista. Deixa o Rony e o Juarez da carne fraca abrir o bico.

    Resposta
  • 01/03/2018, 16:54 em 16:54
    Permalink

    Alguém precisa dar um toque nesse cara. A cidade inteira fala coisas ruins dele.

    Resposta
  • 01/03/2018, 20:28 em 20:28
    Permalink

    Não é de morrer de rir?!? O incoerente deputado Canziani (no governo petista, votava a favor de medidas propostas pelo governo para ajudar os trabalhadores; no governo Michel Temer, vota em todas as medidas contra os trabalhadores propostas pelo vampírico presidente) ralou pra colocar na secretaria da Educação uma líder Raps (que, aliás, fez pós-graduação em escola americana sem saber inglês!) e agora uma grande parte de Raps está esculachando o deputado. O Canziani, na verdade, ao ajudar uma Raps tucana, arrumou encrenca com um bando de Raps com outras preferências partidárias. Até o Kireeff, a Maria Victoria Borghetti Barros e Silvio Barros são líderes Raps. Aliás, com a grana que esses líderes tem, todo mundo seria “répis” (na linguagem do Mussum).

    Resposta
  • 02/03/2018, 08:42 em 08:42
    Permalink

    CANZIANE, UMA DAS NOIVAS DA PRÓXIMA ELEIÇÃO E CONSIDERADO O MELHOR DEPUTADO FEDERAL DO PARANÁ, PROVOCA CIÚME NOS CÍRCULOS POLÍTICOS E DEU NO QUE DEU. MAS PARECE QUE ELE NÃO TÁ NEM AÍ. EU VOTO EM OUTRA PESSOA PRA DEPUTADO, QUE É MEU PRIMO INCLUSIVE, POR ISSO NÃO ESTOU COM ELE, MAS RECONHEÇO O SEU TRABALHO. ATÉ DIZEM QUE ELE PRETENDE SER SENADOR OU VICE-GOVERNADOR, MAS ESTAS ESTRATÉGIAS VÃO DEPENDER DO EXCELENTÍSSIMO BETO RICHA. AGUARDEMOS!

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: