Abre em uma nova aba
domingo, 8 de novembro de 2026
Publicidade

Covid: Prefeito cancela um decreto, publica outro decreto

Por Cláudio Osti
3 comentários
Covid: Prefeito cancela um decreto, publica outro decreto

Menos de 48 horas depois de publicar o decreto nº 552 Considerando o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência da COVID-19;  DECRETA: Art. 1º. Fica revogado o Decreto nº 334, de 17 de março de 2020 que instituía uma série de medidas de enfrentamento a Covid, o prefeito de Londrina convoca uma coletiva para falar sobre o novo aumento de casos na cidade.

E decretou a recomendação para o uso de máscaras em ambientes fechados como escolas, transporte coletivo, comércios, faculdades, escritórios e demais ambientes.

Covid: Prefeito cancela um decreto, publica outro decreto
Foto: Vivian Honorato/NCom

Em entrevista coletiva transmitida pelas redes sociais, o prefeito e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, frisaram que o aumento no número de pessoas com Covid-19 é diretamente relacionado à baixa na procura pelas doses de vacina. O cenário epidemiológico também é afetado pela queda das temperaturas, que favorece a transmissão do coronavírus assim como outros vírus que causam doenças respiratórias, como gripes e resfriados.

O boletim desta quarta-feira (25) aponta que Londrina possui 208 casos ativos de Covid-19, número 370% maior do que há trinta dias. Em relação ao número de pacientes internados, que hoje é de 23 pacientes em Enfermaria e 10 em UTI, o aumento foi de 175%.

A taxa de positividade, referente ao número de exames com resultado positivo, atingiu 33% no mês de maio, contra 46% em janeiro e 12% em março.

Covid: Prefeito cancela um decreto, publica outro decreto
Foto: Vivian Honorato/NCom

Esses e outros indicadores motivaram o Município a solicitar aos londrinenses que utilizem as máscaras e mantenham em dia suas doses de vacina, especialmente de reforço. “A recomendação para toda população é voltar a usar máscaras em locais fechados. No trabalho, escola, universidade e dentro do ônibus. Voltar a usar máscara, lavar as mãos, utilizar o álcool em gel, para voltar a se proteger. Em um mês houve um aumento de mais de 200% no número de casos. E quem não tomou a vacina, que vá tomar, porque é muito importante”, frisou o prefeito. (leia mais)

Gostou? Mande para quem acompanha o assunto.

Cláudio Osti
Cláudio Osti

Jornalista e editor do Paçoca com Cebola. Cobre a política de Londrina e do Paraná.

Sobre o editor
Toda semana · E-mail

O resumo da semana no seu e-mail

As notícias de Londrina e do Paraná que importam, com o comentário do Cláudio. Uma vez por semana, grátis.

Todo dia · WhatsApp

As notícias do dia no grupo do WhatsApp

Os links das matérias chegam no seu celular assim que saem no site.

Publicidade

Leia também

3 comentários

Deixe seu comentário