Como já era esperado, não deu para o Lula. Ontem, por 6 a 1 os ministros do Superior Tribunal Eleitoral decidiu que o ex-presidente, preso por corrupção e cumprindo 12 anos de cana, não pode ser candidato. O PT já afirmou que irá recorrer.
Obviamente o PT sabia disso e armou uma estratégia para que se criasse uma espécie de comoção social para que, na sequência, o candidato do partido Fernando Haddad assumisse a candidatura e herdasse os votos de Lula.
Nas próximas semanas o eleitor saberá se deu certo a estratégia.
O partido tem dez dias para indicar e registrar o novo candidato.
Votaram contra a candidatura de Lula os ministros Luís Roberto Barroso (relator da ação), Jorge Mussi, Og Fernandes, Admar Gonzaga, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e Rosa Weber, presidente do tribunal. O ministro Edson Fachin, surpreendentemente, votou a favor.






4 comentários
Já os outros candidatos, seus cabos eleitorais e seus eleitorais comemoram efusivamente. No tapetão é sempre mais fácil ganhar…
Fora por quê? Ele não pode recorrer dessa decisão? Os sem-votos estão tão apavorados que têm até medo do Lula usar seu direito de recorrer dessa decisão.
Com todo respeito, imagina um preso ser eleito?? Independente de quem seja, como iria assumir?? Aí é a falência total
Só no Brasil para a candidatura de um corrupto condenado e preso gerar essa novela. Se fosse um país sério, não teria sequer conseguido entrar com o pedido.
Enfim, o Lula tem dinheiro infinito pra recorrer até o fim dos tempos, mas acho que ele não vai querer apostar em manter a candidatura com o risco do partido ficar oficialmente fora das eleições. Até semana que vem ele oficializa o seu poste, que até o momento oficialmente é o Haddad, mas as denúncias recentes podem mudar o rumo do barco e fazer com que o Lula “abençoe” o Jacques Wagner em seu lugar, o que também agradaria à Amante, que não vai com a cara do Haddad e teme que o eleitorado nordestino não se identifique com ele (a começar pela dificuldade de falar o nome dele).
Uma coisa que eu estou gostando é que mesmo tendo comprado meio mundo e com dinheiro infinito, essa postura agressiva que o PT toma com todo mundo que faça ou decida algo prejudicial ao partido gera uma antipatia por parte das esferas judiciais – todos os juízes envolvidos têm sua vida devassada e passam a ser alvo de ameaças e ofensas pesadas por parte da militância petista em redes sociais, além dos casos como quando os militantes sujaram toda a fachada do prédio em que uma juíza morava com tinta vermelha. Ou seja, o PT tenta coagir comprando ou ameaçando.
Creio que o Lula vai indicar o poste semana que vem, mas continuar recorrendo e usando as negativas para se vitimizar.Essa história da ONU mesmo ainda vai dar pano pra manga… e não duvido que ele consiga um posicionamento favorável em relação à candidatura. Afinal, a ONU já premiou o Maduro pelo combate à fome na Venezuela, então tudo é possível.